quinta-feira, 13 de julho de 2017

CÁLCULOS ENEM 13

(ENEM 2016) A minimização do tempo e custo de uma reação química, bem como o aumento na sua taxa de conversão, caracterizam a eficiência de um processo químico. Como consequência, produtos podem chegar ao consumidor mais barato. Um dos parâmetros que mede a eficiência de uma reação química é o seu rendimento molar( R, em %), definido como
 
Em que “n” corresponde ao número de mols. O metanol pode ser obtido pela reação entre brometo de metila e hidróxido de sódio conforme a equação química:

CH3Br  +  NaOH  =>  CH3OH  +  NaBr

As massas molares (em g/mol) desses elementos são: H=1; C=12; O=16; Na=23; Br=80.

O rendimento molar da reação, em que 32 gramas de metanol foram obtidos a partir de 142,5 gramas de brometo de metila e 80 gramas de hidróxido de sódio, é mais próximo de


a) 22%          b) 40%          c) 50%          d) 67%           e) 75%


RESOLUÇÃO POR ANÁLISE DIMENSIONAL

Observe que o exercício forneceu dados numéricos de dois reagentes e na fórmula indicada esta escrito reagente limitante, isto é indício que tem reagente em excesso.

Lendo a reação em termos de massas: 95 gramas de brometo de etila reagem com 40 gramas de hidróxido de sódio produzindo 32 gramas de metanol e 103 gramas de brometo de sódio.

Usando os dados numéricos fornecidos no exercício teríamos: 190 gramas de brometo de etila reagem com 80 gramas de hidróxido de sódio, mas o valor da massa de brometo de etila fornecido foi menor que 190 gramas, logo o hidróxido de sódio esta em excesso e não poderemos usar o valor do hidróxido de sódio em cálculos.




RESPOSTA: letra D

Nenhum comentário:

Postar um comentário